Pages

sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

[E-PANDO:28180] Fw: [Spam] Newsletter Tecnoblog (12 notícias)

 
 
From: Tecnoblog
Sent: Friday, January 07, 2011 3:04 PM
Subject: [Spam] Newsletter Tecnoblog (12 notícias)
 

Newsletter Tecnoblog (12 notícias)

Link to Tecnoblog

O TB vai levar cinco leitores di grátis para o CParty. Bora?

Posted: 07 Jan 2011 09:10 AM PST

Essa chegou aos 45 do segundo tempo aqui na Tecnohouse. Acabamos de ganhar cinco ingressos do Cparty (com direito a barraca) para sortearmos entre os leitores do TB!

Aí tava aqui pensando o que eu ia mandar vocês fazerem para concorrer a esses ingressos. Pensei em fazer um concurso de quem aguenta mais tempo ajoelhado no milho, ou já que estamos em época de BBB (e só falam disso no tuister) eu poderia mandar todo mundo ficar de pé num tronco rolante, enquanto levam jatos de água na cara. Que tal?

Brinqs, falando sério agora!

Eu quero! Comofas?

Bem, se você quer-mesmo-de-verdade ir no CParty a convite do TB, vai precisar colocar o seu cérebro nerd pra funcionar e responder essa simples frase da forma mais criativa possível:

  • Por que eu mereço ir para a CParty Brasil com o TB?

Já ganhei. Pra onde envio a resposta?

O concurso vai rolar na nossa página do Facebook. É só entrar nesse link e deixar o seu comentário. Lembrando que você precisa dar "Like" na página do TB para conseguir comentar.

Quando sai o resultado?

O concurso começa agora e as frases podem ser enviadas até quarta-feira (12) ao meio dia. Durante a tarde a gente seleciona as 5 respostas ganhadoras, e anunciamos aqui no TB às 17h.

Só para constar, quem gentilmente nos cedeu os ingressos foi o pessoal da Telefônica. Se você gostou, não deixe de acompanhar o perfil deles no tuister e no CaraLivro.

Artigos relacionados:

Xperia Play, o PSP Phone, posa para fotos e preview

Posted: 07 Jan 2011 07:46 AM PST

Apesar da Sony não ter tornado o PSP Phone algo oficial, ele já pode ser visto circulando a rede em fotos cada vez mais nítidas. E dessa vez também acompanham informações mais sólidas do que anteriormente. De acordo com o site chinês IT168.com, que conseguiu uma unidade de prévia do aparelho como que por mágica, o PSP Phone vai mesmo é ser chamado de Xperia Play.

xperia-play2 xperia-play3 xperia-play4 xperia-play5

O console-celular vai contar com um processador Snapdragon QSD8255 de 1GHz, 512 MB de memória RAM, processador gráfico Adreno 205 da Qualcomm que não decepcionam, de acordo com os benchmarks realizados pelo site. A tela é de 4 polegadas com resolução de 854 x 480 pixels, a câmera traseira pode tirar fotos em até 8 megapixels, além de contar com um flash de LED, slot para cartão de memória microSDHC e uma bateria que pode não satisfazer todos os gamers que esperam bastante do celular: ela tem apenas 1.500 mAh de potência.

Resta saber se a Sony pretende aproveitar o resto da CES para anunciar de vez o celular-console portátil ou se vai continuar virando os olhos, tapando os ouvidos e gritando 'lalalalalalala' sempre que alguém perguntar do PSP Phone. Ou Xperia Play.

Com informações: BGR, IT168.com.

Artigos relacionados:

Twitter chega oficialmente – e finalmente – ao Mac

Posted: 07 Jan 2011 05:39 AM PST

Essa é uma longa história que começa com um desenvolvedor chamado Loren Brichter, que estava insatisfeito com os clientes de Twitter disponíveis na App Store. Como não havia nada que o agradasse plenamente, ele resolveu criar seu próprio cliente de Twitter para iPhone, o Tweetie.

O aplicativo ficou famoso e rapidamente se tornou um dos mais vendidos da App Store, e assim se manteve por muito tempo. Algumas polêmicas (como por exemplo ter tido uma atualização vetada pela Apple) geraram uma publicidade involuntária que ajudou o Tweetie, mas o grande mérito do app foi, sem dúvida, possuir o que muitos acreditavam ser  uma das melhores experiências e interfaces de usuário da App Store — alguns paradigmas do Tweetie acabaram virando até padrão na plataforma, como o gesto de puxar uma lista para baixo para atualizar.

Dessa forma, quando o próprio Twitter resolveu comprar uma empresa para ter um cliente oficial em plataformas móveis, a compra da Atebits de Loren Brichter (que era formada basicamente por ele mesmo), foi uma escolha bastante natural. Como fruto dessa aquisição, o Tweetie para iPhone foi renomeado Twitter for iPhone, e em pouco tempo já havia também aplicativos oficiais do Twitter para BlackBerry e Android. Mas até ontem o Twitter havia ficado apenas nas plataformas móveis e mantido o site (em versão totalmente renovada) como seu meio de acesso em computadores comuns.

Ontem, com a estreia da Mac App Store, veio também o que Brichter estava devendo havia muito tempo aos usuários do Tweetie para Mac: uma merecida atualização. Mas, sem surpresa alguma, o app não chamava mais Tweetie, e sim Twitter. Para comprovar que esse é mesmo a versão 2.0 do Tweetie que Brichter estava nos devendo há tanto tempo, basta verificar o padrão seguido no versionamento.

Se a primeira versão do Tweetie para Mac nos mostrou um programa muito parecido com sua contra-parte no iPhone, o Twitter para Mac é simplesmente a cara do Twitter para iPad.

Twitter para Mac

Com uma interface bonita e funcional, há muito o que se elogiar no programa. Ele mantém a elegância característica de seus antecessores e atualiza tudo que estava defasado no Tweetie para Mac, trazendo inclusive relativamente recente recurso de live stream (não é necessário atualizar sua timeline, a cada novo tweet ela se atualiza automaticamente) e um excelente uso inteligente dos gestos multi-touch dos trackpads da Apple.

Quem havia comprado o Twettie — e bastante gente o fez, mais de 50 mil pessoas só no MacHeist nanoBundle 2— havia recebido a promessa de que receberia a atualização para o Tweetie 2 gratuitamente, assim que ele fosse lançado, "em breve". Foi mais ou menos nessa época que a Atebits foi comprada pelo Twitter e as atenções de Brichter mudaram de foco, deixando seus usuários no Mac de lado e seu aplicativo para a plataforma abandonado.

Como um tipo de consolo para aqueles que compraram o aplicativo para depois serem esquecidos pelo desenvolvedor e posteriormente ver a versão atualizada sendo distribuída de graça para todos, o Twitter para Mac oferece algumas funcionalidades escondidas exclusivas para os compradores daquele bundle do MacHeist.

As preferências "secretas" exclusivas para quem comprou o MacHeist bundle.

Não é nada realmente revolucionário, mas há alguns detalhes interessantes, como a bem sacada possibilidade de iniciar um tweet simplesmente começando a digitar. Não precisa colocar o cursor em um campo de texto de um novo tweet, é só começar a digitar "no ar" que a caixa de novo tweet surge sob suas palavras, bem legal.

É preciso também notar que, mais do que um simples programa, o Twitter para Mac representa a entrada do Twitter nos computadores tradicionais através de um cliente nativo oficial. Talvez vejamos em um futuro próximo também o o Twitter para Windows. A disponibilização de aplicativos oficiais gerou um aumento do acesso por plataformas móveis, talvez o twitter tente a mesma estratégia nos computadores. Ou talvez o Twitter prefira retornar o foco ao seu site e esta tenha sido apenas uma exceção, só o tempo dirá.

Artigos relacionados:

Android ultrapassa iOS nos EUA

Posted: 07 Jan 2011 03:24 AM PST

Dados da empresa de análise ComScore relativos ao último trimestre de 2010 dão conta de que o sistema operacional Android finalmente ultrapassou o hypado iOS no mercado norte-americano. Agora o conhecido sistema móvel está atrás em popularidade apenas do exército-cereja dos Blackberry entre os dispositivos móveis conectados à web nas terras do Uncle Sam.

Os números mostram que o sistema do Google cresceu 6.4% no período e passou a ter a preferência de 26% do público local. Apesar de ter registrado recordes de vendas em 2010, a comercialização de aparelhos com o iOS não conseguiu acompanhar a explosão mobile dos últimos tempos. Eles engordaram apenas 0.8% em relação ao mesmo período do ano anterior e hoje representam 25% do mercado. Já os modelos da RIM viram sua participação encolher 4.1%, mas ainda têm razoáveis 33,5% do bolo.

Em relação aos celulares com sistemas da Microsoft e da Palm, as estatísticas da empresa afirma que eles perderam 1,8% e 0,7% de terreno no período e hoje representam 9% e 3,9% do mercado.

Artigos relacionados:

Microsoft vende 8 milhões de Kinects em dois meses

Posted: 07 Jan 2011 03:16 AM PST

Steve Ballmer, modelo, atriz e CEO da Microsoft anunciou na quarta-feira que sua companhia comercializou 8 milhões de unidades do Kinect – sensor de reconhecimento de movimentos inicialmente projetado para o console Xbox 360 – em seus dois primeiros meses de mercado. Inicialmente a expectativa da empresa de Redmond era que seu aparelho vendesse 5 milhões de unidades no período.

O anúncio foi feito durante a keynote do executivo na CES. "Este foi o melhor período e festas e o melhor ano da história do Xbox", disse Ballmer, com sua habitual empolgação. "A cada segundo o Xbox Live recebe dois novos membros", completou. Segundo o executivo, atualmente existem 50 milhões de Xbox 360 espalhados pelo mundo e 30 milhões deles estão registrados em sua comunidade online.

Até um mês depois do lançamento do Kinect o aparelho vendia cerca de 100 mil unidades por dia, num ritmo duas vezes melhor do que o registrado pelo iPad – outra febre que chegou às lojas este ano, pelas mãos da Apple. Alguns analistas chegaram afirmar que seus números minguariam rapidamente, mas eles foram devidamente vitaminados graças às compras de natal.

Com informações: AFP

Artigos relacionados:

Empresa mostra disco SSD de 500GB para notebooks

Posted: 07 Jan 2011 03:15 AM PST

RealSSD C400: rapidão

A norte-americana Micron anunciou essa semana sua mais nova linha de discos de estado sólido para dispositivos móveis, autoproclamados "os mais rápidos do mundo". A empresa pode ser pouco conhecida do público final, mas é famosa entre os gigantes da tecnologia por ser uma das maiores fornecedoras de semicondutores e memórias para a indústria.

Atendendo pelo nome de RealSSD C400, a linha já está disponível para fabricantes em opções de capacidade que vão de módicos 64GB a razoáveis 500GB em modelos de 1,8 e 2,5 polegadas, o que na prática torna o modelo compatível com notebooks, netbooks e até mesmo com o bom e velho iPod Classic, por exemplo. De acordo com o fabricante os modelos são compatíveis com o padrão SATA 6Gb/s e capazes de velocidades de gravação de até 415MB/s, enquanto o modelo de maior capacidade se limita a 260MB/s.

Apenas para comparar, os melhores discos comuns disponíveis atualmente no mercado têm velocidade de gravação em torno de 170MB/s. A empresa afirma que tamanho desempenho é capaz de reduzir o tempo de boot de um computador PC comum de 45 segundos para apenas 12 segundos.

Até o momento a companhia não anunciou quais fabricantes deverão oferecer o produto, mas quem apostar em "todos" talvez tenha uma boa chance de ganhar. Aos interessados, prudência: até o momento nenhuma palavra foi dita a respeito do custo dos novos discos.

Artigos relacionados:

A virada do ano novo exibida em tweets por segundo (vídeo)

Posted: 07 Jan 2011 02:40 AM PST

O Twitter publicou ontem um vídeo na sua conta oficial no Flickr mostrando graficamente como a quantidade de tweets por segundo aumentou bastante durante a virada do ano novo. Ao que parece, a empresa está mesmo se empenhado ao máximo para evitar o aparecimento da Fail Whale nas suas páginas, otimizando o código e servidores para receber altos volumes de tráfego esporádico, como na ocasião de virada do ano.


(Flickr)

Eles não publicaram nenhuma outra informação sobre o vídeo ainda, mas ainda assim é interessante ver essa representação gráfica da quantidade de usuários do Twitter que celebraram a chegada de 2011 na rede social.

Também é interessante perceber que São Paulo parece ter sido uma das cidades que mais teve tweets por segundo durante a virada. Ou ao menos é o que podemos deduzir desse outro gráfico que também foi publicado na conta. Não saberemos ao certo até eles terminarem de juntar os logs de tráfego e liberarem os números.

Artigos relacionados:

Quanto vale um botão do seu controle remoto?

Posted: 06 Jan 2011 02:46 PM PST

A gente só vê os controles remotos crescerem com o passar dos anos. Eram tão simples no início da revolução audiovisual, e agora ficam cada vez mais complicados. A minha avó sempre reclama na hora de ligar o DVD, porque tem que ligar a televisão, depois colocar no AV, para então dar play no filme. Sim, ela é das antigas e ainda usa o DVD, mesmo com o Blu-ray se expandindo por aí.

E conforme mais funções vão aparecendo, mais abarrotado o seu controle remoto fica. Sem falar nos diversos menus que hoje em dia estão instalados nos televisores mais modernos. E pensando nisso tudo, não é difícil chegar à conclusão de que um simples botão no controle remoto vale muito. Tanto que os marketeiros estão considerando seriamente vendê-los para quem pagar mais.

É isso o que vai acontecer com alguns controles remotos dos Estados Unidos. Fabricantes  fizeram um acordo com a Netflix para que a empresa de locação de filmes tenha, a partir de agora um botão exclusivo no controle remoto de televisores, reprodutores de Blu-ray, set-top boxes e aparelhos de TV a cabo. É mais uma forma de garantir a conveniência na hora de acessar os serviços da Netflix, diretamente a partir da televisão.

Maquete de controle remoto com botão Netflix (imagem: divulgação)

Diversos fabricantes já concordaram em produzir aparelhos que incluam controles remotos com o botão exclusivo da Netflix. Só para ficar naqueles que são conhecidos mundialmente, temos: Panasonic, Samsung, Sharp, Sony e Toshiba.

O mágico botão fará o televisor carregar o menu da Netflix, para que o consumidor alugue filmes e os assista sem sair de casa. Tudo por meio da conexão com a internet.

Essa é a primeira vez que eu ouço falar de um botão específico para um serviço pago. A Netflix não revelou o quanto vai pagar por essa exclusividade, mas certamente não é pouco. E assim temos a invasão do marketing nos nossos televisores – nos americanos, pelo menos.

Aí eu te pergunto: você compraria um aparelho cujo controle remoto tivesse um botão exclusivo para alguma funcionalidade que não é nativa da televisão (e pior ainda, que é paga)? Eu não compraria.

Artigos relacionados:

Primeiro update do Windows Phone 7 deve chegar em fevereiro

Posted: 06 Jan 2011 02:36 PM PST

Atualização a caminho

Lá vem ele. O primeiro update do Windows Phone 7 será chamado NoDo, e deverá chegar aos consumidores em fevereiro. Ele provavelmente trará os recursos de copiar e colar, suporte para localização CDMA, suporte para mais alguns chipsets da Qualcomm e correções de bugs diversos.

Eu sei que você deve estar pensando nisso, então vamos tirar logo o assunto do caminho. O nome esquisito é abreviação de "No Donuts", que aparentemente se refere à história de um cara da Microsoft que não levou à reunião os donuts que deveria ter levado após perder uma aposta.

Indo um pouco mais para o futuro, outra atualização já confirmada (embora não deva ser a sucessora imediata do NoDo) será chamada Mango (atualmente referida internamente como Windows 7.2), e essa será uma grande. Com ela virá o Internet Explorer 9 com seu motor de renderização Trident 5 e suporte para HTML5 e Silverlight, entre muitas outras novidades que não sabemos ainda.

Com informações: Engadget.

Artigos relacionados:

Zynga compra o navegador Flock

Posted: 06 Jan 2011 02:06 PM PST

A Zynga adquiriu o navegador Flock, é o que informa o TechCrunch. O valor do negócio não foi revelado, mas já se sabe que a Zynga tem total interesse em uma companhia que desenvolveu um navegador baseado na interação social na rede. Tudo bem que quase ninguém usa o Flock, mas ainda assim o navegador pode ser considerado um aplicativo inovador. Agora só falta a Zynga lançar um browser apenas para jogos, para acabar de vez com a produtividade de meio mundo.

Artigos relacionados:

Skype compra Qik para melhorar transmissão de vídeo

Posted: 06 Jan 2011 11:27 AM PST

Os rumores já circulavam na internet há algumas horas mas foi apenas agora, no anúncio oficial do Skype na CES 2011, que eles foram confirmados. A gigante de VoIP assinou um acordo de compra da empresa de livestreaming de vídeo Qik. O valor da aquisição foi de supostos 100 milhões de dólares, segundo pessoas envolvidas com as negociações. Mas nenhuma das companhias confirma ou nega a quantia.

Com a aquisição, o Skype pretende implementar nos próprios programas algumas das tecnologias criados pelos engenheiros do Qik, entre elas uma chamada Smart Streaming, que otimiza a transmissão de vídeo especificamente em dispositivos móveis. No total, o Qik disponibiliza aplicativos de livestream para mais de 200 celulares diferentes em todas as principais plataformas no mercado. A empresa conta com 60 empregados e está sediada na California, nos EUA. A compra deve ser concluída ainda esse mês.

Como já é de praxe nos posts de aquisições, cabe a nós decidirmos qual o nome mais ridículo possível para caso as duas empresas se fundam e decidam criar um produto só. Sqike? Qikkype? Sejam criativos. O céu é o limite.

Com informações: Skype Blog.

Artigos relacionados:

Mac App Store está no ar: download de apps a um clique

Posted: 06 Jan 2011 10:50 AM PST

A  Mac App Store já estava anunciada desde a última keynote de Steve Jobs, em outubro. Hoje, como já havia sido anunciado pela Apple desde dezembro, ela iniciou suas operações. No cardápio inicial, mais de mil aplicativos gratuitos e pagos para o deleite dos usuários de Mac.

Com uma variedade de aplicativos que vai desde velhos conhecidos (como a suíte iWork) até novidades na plataforma, a Mac App Store traz boas surpresas. Entre as novidades podemos encontrar alguns apps já famosos no iOS, como o Flight Control HD e Angry Birds, que pode ser comprado por US$ 4,99 cada (cerca de R$ 8,50).

Em meio aos aplicativos que já eram vendidos para Mac por meio do método tradicional, observa-se uma significativa diminuição de preços, ao menos nos aplicativos da própria Apple — que normalmente acabam sendo o parâmetro inicial para o preço de aplicativos em uma nova categoria da App Store.

Na Mac App Store, o editor de texto Pages, o editor de slides Keynote e o editor de planilhas Numbers podem ser encontrados por US$ 19,99 cada um (cerca de R$ 34). Para quem for adquirir a suíte completa – que é vendida na caixinha por US$ 79 nos EUA (cerca de R$ 133), ou R$ 199 em revendedores autorizados da Apple no Brasil – a vantagem financeira é notável: 25% de economia para quem compra nos EUA, e 50% para quem compra no Brasil.

Em outros casos, como o do programa para fotógrafos Aperture 3, a queda de preço é ainda mais substancial: de US$ 199 (R$ 335) na versão "na caixinha" para US$ 79,99 (R$ 135) na versão puramente digital da Mac App Store.

Screen shot 2011-01-06 at 15.45.55 Screen shot 2011-01-06 at 5.24.36 PM Screen shot 2011-01-06 at 5.24.51 PM Screen shot 2011-01-06 at 5.25.03 PM Screen shot 2011-01-06 at 5.25.08 PM Screen shot 2011-01-06 at 5.25.13 PM Screen shot 2011-01-06 at 5.25.19 PM Screen shot 2011-01-06 at 5.25.25 PM

Para comprar os aplicativos o processo é simples. Basta atualizar o OS X para sua versão mais recente (10.6.6) e realizar as compras com um clique, como na App Store para iOS, utilizando inclusive a mesma conta que já era usada para comprar os aplicativos móveis.

Uma vez logado com o Apple ID, clicando em comprar (ou baixar gratuitamente, se for o caso) o aplicativo salta para sua Dock e começa a baixar e se instalar, de forma totalmente transparente ao usuário. Quando está pronto ele dá um pulinho e a barra de progresso do download/instalação que havia no ícone desaparece, transformando-o em um ícone normal. Pronto, o aplicativo já está na sua Dock, pronto para ser usado.

A impressão inicial que tive da Mac App Store é a melhor possível. Comprar aplicativos ou baixar os gratuitos é uma tarefa que não poderia ser mais descomplicada; a loja também serve como um catálogo para descobrir bons aplicativos que talvez não conseguissem se tornar conhecidos de outra maneira; os aplicativos já conhecidos podem, em muitos casos, ser encontrados por preços significativamente menores; para os desenvolvedores a vantagem também é notável, pois colocam seus aplicativos em uma imensa vitrine que os torna visíveis e fáceis de comprar.

Artigos relacionados:


Esta mensagem foi verificada pelo E-mail Protegido Terra.
Atualizado em 07/01/2011

0 comentários:

Postar um comentário