Pages

terça-feira, 27 de setembro de 2011

[br-game-programmers] Com fabricação do Xbox no Brasil, governo lança programa para jogos

"Tendo como ponto de partida a fabricação do videogame Xbox, da Microsoft, no Brasil, o Ministério de Ciência e Tecnologia lançará um programa de estímulo à produção de jogos no Brasil. O foco é injetar recursos em startups e promover a formação, inclusive no exterior, em artes gráficas e game designs.

Parte do esforço será voltado para as plataformas da Microsoft – o próprio Xbox e o sistema Kinect de jogabilidade sem joystiks – uma vez que a empresa, que já começou a fabricar seu videogame no Pólo Industrial de Manaus, também vai aportar recursos em empresas iniciantes.

A empresa vai, inclusive, financiar bolsas no programa Brasil sem Fronteiras, garantindo estágio a brasileiros em grandes estúdios de games, especialmente nas áreas de direção de arte, game design e programação. O número de bolsas ainda não foi definido, mas o apoio constará de um memorando de entendimento com o MCT.

Do lado brasileiro, o dinheiro para empresas iniciantes – em geral pequenas, de até oito funcionários – virá de dois caminhos, envolvendo Finep e CNPq. Um deles com recursos complementares ao fundo da Microsoft – e, portanto, destinado às plataformas da empresa. Outro, com editais para desenvolvimento de jogos para tablets.

O desenho do programa tem como objetivo inserir o Brasil em uma indústria mundial que gira cerca de US$ 68 bilhões por ano – por enquanto, a participação brasileira no mercado de games é de aproximadamente US$ 600 milhões desse total. O caminho, segundo o MCT, é atrair o olhar das grandes editoras de jogos para a produção nacional.

Inicialmente os objetivos são relativamente modestos e visam inserir empresas brasileiras na cadeia produtiva dos jogos, seja pela arte gráfica ou pelo design dos games. Ainda assim, a expectativa é de que entre 20 e 25 empresas possam ganhar musculatura para garantir espaço no mercado internacional."

--
Brazilian Game Programmers
http://groups.google.com.br/group/br-game-programmers?hl=pt-BR

0 comentários:

Postar um comentário