Pages

quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

Teatro para a Campanha da Fraternidade 2013

Olá:

Estou lhe enviando o texto teatral para a CF-2013.
O texto pode ser encenado na Missas das Crianças e na Catequese.
Escreva e diga o que você achou do texto.
Como sugestão você pode dar no fim da peça uma mensagem para as crianças: um desenho escrito "Senhor, envia-me".
Ou então um cartão de visita com essa frase.

Paz e bem!
Emílio Carlos


JOCA e CLARINHA

em:

SENHOR, ENVIA-ME!

(Campanha da Fraternidade 2013)



de Emílio Carlos



JOCA – (entra) Oi, pessoal!!!


CLARINHA – (entra) Oi, pessoal!!!


JOCA – Oi pessoal-al-al-al!


CLARINHA – Oi, pessoal!


JOCA – Oi pessoal-al-al-al!


CLARINHA – Oi, pessoal!


JOCA – Oi pessoal-al-al-al!


CLARINHA – Joca.


JOCA – Oi pessoal-al-al-al!


CLARINHA – Joca.


JOCA – Oi pessoal-al-al-al!


CLARINHA – Ô, Joca.


JOCA – Oi, Clarinha-nha-nha-nha!


CLARINHA – Oi, Joca. Tudo bem?


JOCA – Tudo bem? Está tudo ótimo!


CLARINHA – Que bom, Joca!


JOCA – É, Clarinha: hoje eu estou feliz!


CLARINHA – E por que você está tão feliz, Joca?


JOCA – É que eu vou viajar, sabe?!


CLARINHA – É mesmo, Joca? Pra onde?


JOCA – Não sei ainda, mas... eu vou viajar!


CLARINHA – E quando você vai viajar, Joca?


JOCA – Não sei ainda mas... eu vou viajar...


CLARINHA – (ao público) Que esquisito isso, pessoal.


JOCA – (suspira) Ai, como é bom viajar...


CLARINHA – Joca.


JOCA – Conhecer novas cidades, novas pessoas, passear por aí...


CLARINHA – Joca.


JOCA – O que foi, Clarinha?


CLARINHA – Como é que você sabe que você vai viajar, hein?


JOCA – Foi uma leitura que eu ouvi na Missa, Clarinha.


CLARINHA – Ah é, Joca?


JOCA – É: uma leitura do profeta Isaías.


CLARINHA – Que interessante, Joca. E o que é que o profeta Isaías tem a ver com a sua viagem.


JOCA – É que o profeta Isaías chegou para Deus e disse assim: "Envia-me, Senhor".


CLARINHA – E daí, Joca.


JOCA – E daí Deus mandou o profeta passear. Olha só que legal!?


CLARINHA – É, Joca...


JOCA – Isso é bom demais, né?


CLARINHA – Joca.


JOCA – Então eu vou falar "Envia-me Senhor" e daí vou passear. Êba!!


CLARINHA – Joca: está tudo errado, viu?


JOCA – Tudo errado? Por que?


CLARINHA – Deus não mandou o profeta Isaías passear não, Joca.


JOCA – (espantado) Nâo???


CLARINHA – Não, Joca. Deus mandou o profeta Isaías cumprir uma missão.


JOCA – Missão? Como assim?


CLARINHA – Era para o profeta Isaías levar a Palavra de Deus ao povo.


JOCA – (pensativo) Era para o profeta Isaías levar a Palavra de Deus ao povo?


CLARINHA – É isso mesmo, Joca.


JOCA – Ah, interessante...


CLARINHA – É, Joca: e o mais interessante é que Deus também tem uma missão para cada um de nós.


JOCA – Que missão, Clarinha?


CLARINHA – Todos nós católicos devemos levar a Palavra de Deus aos outros.


JOCA – Ôba! Isso significa que eu vou passear! Viu o que disse?


CLARINHA – Não é nada disso, Joca. Você não precisa passear e nem viajar para levar a Palavra de Deus aos outros.


JOCA – Mas... como é quer eu vou levar a Palavra de Deus aos outros sem viajar?


CLARINHA – Você vai levar a Palavra de Deus a quem estiver perto de você, Joca.


JOCA – Ah!!!... Não entendi.


CLARINHA – Joca: nós devemos levar a Palavra a todos os lugares que nós vamos.


JOCA – Á todos os lugares?


CLARINHA – É, Joca: em casa, na escola, na pracinha, em todos os lugares.


JOCA – E como é que eu faço isso, Clarinha? Ah, já sei: eu vou andar com uma Bíblia debaixo do braço! Daí eu levo a Palavra de Deus pra todo lugar que eu for. Eu vou para a escola – a Bíblia está debaixo do braço. Eu vou para a pracinha com a Bíblia debaixo do braço. Eu vou para...


CLARINHA – Joca: não é nada disso, viu?


JOCA – Mas Clarinha: a Bíblia é a Palavra de Deus. E ela vai estar sempre debaixo do meu braço.


CLARINHA – E não vai adiantar nada, né Joca?


JOCA – Por que?


CLARINHA – O que adianta ter a Bíblia debaixo do seu braço? Você tem é que por em prática o que diz a Bíblia.


JOCA – Olha!...


CLARINHA – É, Joca: você coloca em prática o que Deus ensinou – e daí dá o exemplo para as pessoas do que Deus quer de nós.


JOCA – Por exemplo: não falar mentiras...


CLARINHA - … respeitar o pai e a mãe...


JOCA - … não usar o nome de Deus sem precisar...


CLARINHA - … respeitar o próximo...


JOCA – Ah, entendi: daí eu dou o exemplo para as pessoas do que é ser católico.


CLARINHA – É isso mesmo, Joca.


JOCA – E quando uma pessoa estiver triste, abatida, daí eu falo de Deus pra ela.


CLARINHA – Olha que boa ideia, Joca.


JOCA – E eu também posso rezar pelos meus amigos, pela minha família e até por aqueles que eu não conheço ainda.


CLARINHA – É isso mesmo, Joca!


JOCA – Entendi: então para levar Deus às pessoas eu não preciso viajar.


CLARINHA – Não. Você pode levar Deus para as pessoas que você vê no seu dia a dia.


JOCA – Eu gostei. Clarinha: essa é uma missão muito legal!


CLARINHA – Eu também acho, Joca!


JOCA – Ei, Clarinha: Deus tem essa missão pra todo mundo, não é?


CLARINHA – É sim, Joca.


JOCA – Inclusive para as crianças?


CLARINHA – Com certeza, Joca!


JOCA – Então pessoal, é o seguinte: quem aceita a missão de levar a Palavra de Deus para todos os lugares levante a mão!


CLARINHA – Eu!


JOCA – Levante a mão bem alto!


CLARINHA – Eu!


JOCA – Levante a mão mais alto ainda!


CLARINHA – Eu!


JOCA – Então vamos falar juntos assim: Senhor, envia-me.


CLARINHA – Como é que é, Joca?


JOCA – É assim, Clarinha: Senhor, envia-me.


CLARINHA – Senhor, envia-me!


JOCA – Isso. Todo mundo junto no 3, tá bom. Então vamos lá: 1, 2, 3...


JOCA e CLARINHA – Senhor, envia-me!


JOCA – De novo, gente:


JOCA e CLARINHA – Senhor, envia-me!


JOCA – Mais uma vez!


JOCA e CLARINHA – Senhor, envia-me!


JOCA – Muito bem!


CLARINHA – Muito bem!


JOCA – Tchau pra vocês!


CLARINHA – Tchau pra vocês!


JOCA – Tchau!


CLARINHA – Tchau!



(saem)




F i m






--
Você está recebendo esta mensagem porque se inscreveu no grupo "ARQUIVOS DA EDUCAÇÃO MUSICAL" dos Grupos do Google.
Para cancelar a inscrição neste grupo e parar de receber seus e-mails, envie um e-mail para arquivosmusicais+unsubscribe@googlegroups.com.
Para postar neste grupo, envie um e-mail para arquivosmusicais@googlegroups.com.
Visite este grupo em http://groups.google.com/group/arquivosmusicais?hl=pt-BR.
Para obter mais opções, acesse https://groups.google.com/groups/opt_out.
 
 

0 comentários:

Postar um comentário