Pages

terça-feira, 20 de setembro de 2011

[13 luas de 28 dias] Dia Mundial Sem Carro!!!

Dia Mundial Sem Carro tem programação especial em Goiânia
20/09/2011 http://www.ufg.br/page.php?noticia=7948

Integração gratuita bicicleta-ônibus e marcha pela mobilidade urbana sustentável ocorrem no próximo dia 22
 
Integração gratuita bicicleta-ônibus e marcha pela mobilidade urbana sustentável ocorrem no próximo dia 22

Dia 22 de setembro é o Dia Mundial Sem Carro. Frente à necessidade de uma cidade que não dê preferência aos carros em detrimento das pessoas, Goiânia terá diversas atividades na data, apoiadas pela prefeitura e pelo governo do estado e por diversas instituições e organizações não governamentais. Para facilitar o transporte no dia em que deixamos o carro em casa, haverá integração gratuita bicicleta-ônibus nos terminais do Cruzeiro, Bandeiras e Araguaia.

Às 8h começa a Marcha pela Mobilidade Urbana Sustentável 2011, com concentração no Parque Areião. O objetivo é sensibilizar usuários que usam o carro para transportar somente o motorista, bem como os jovens de escolas próximas, valorizando o uso do transporte coletivo e da bicicleta. Às 8h30, vai ocorrer uma apresentação de teatro da equipe educativa da Agência Municipal de Trânsito (AMT), seguida da marcha pela mobilidade às 9h e o abraço ao HUGO às 9h30. Às 10h, no encerramento, será realizada uma revoada de balões.

O SAMU, por meio da SMS, vai divulgar  dados de acidentes de trânsito e dar orientações básicas, enquanto a AMT realiza blitz educativas. O MDT será o responsável pela revoada de balões ao final do evento e a distribuição de mil cartilhas educativas e a UFG, junto à Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO) e à Universidade Estadual de Goiás (UEG) vão integrar ações de conscientização.

O evento é uma realização da Secretaria Estadual de Educação, Secretaria Municipal de Saúde, Movimento Nacional pelo Direito ao Transporte Público de Qualidade para Todos (MDT) e Associação Nacional dos Transportes Públicos (ANTP).

Ainda no dia 22, no auditório do Sinduscon (Rua João de Abreu, nº 427, Setor Oeste), às 18h, um fórum com o tema "Mobilidade Urbana e Região Metropolitana de Goiânia: das conquistas presentes aos desafios futuros". O evento é organizado pelo Fórum de Mobilidade Urbana da Região Metropolitana de Goiânia, e contará com um balanço das atividades e propostas do grupo, além da palestra Corredores preferenciais de transporte coletivo: casos de sucesso e desafios para melhoria da mobilidade, marcada para as 19h. Para mais informações acesse o site do Fórum de Mobilidade.

Por meio de um manifesto a UFG e outras instituições e organizações, tornaram público o seu apoio à realização do evento e à necessidade de melhorias, reconhecendo a insustentabilidade do modelo de transporte vigente na Região Metropolitana de Goiânia. Os signatários refletem a importância de mudanças como a instalação de estruturas que possibilitem e estimulem o uso do transporte coletivo ou da bicicleta, tais como a criação de ciclovias, a instalação dos sistemas de BRT (Bus Rapid Transit) e VLT (Veículo Leve sobre Trilhos), bem como de corredores preferenciais para o transporte público. O documento também indica a necessidade de valorização do pedestre, com a reforma e ampliação dos pontos de parada do transporte coletivo e das calçadas, além da redefinição de preferências em várias vias da capital.

 

Fonte: Ascom/UFG


--
*Você recebeu esta mensagem porque está inscrito no Grupo "Sincronário 13 Luas de 28 Dias" nos Grupos do Google. Obrigado por participar.
Para postar neste grupo, envie um e-mail para 13luas28dias@googlegroups.com
Para sair do grupo envie um e-mail para 13luas28dias@googlegroups.com
Para ver mais opções, visite este grupo em:
http://groups.google.com.br/group/13luas28dias?hl=pt-BR

0 comentários:

Postar um comentário